Tenho insuficiência renal mas o meu médico informou-me que a doença ainda está no início e que não preciso de fazer nenhum tratamento. Tenho alguma vantagem em ser seguido numa consulta de nefrologia?

Todos os doentes com insuficiência renal devem ser seguidos em consultas especializadas. A insuficiência renal divide-se em vários graus de gravidade, desde o estadio 0 (o menos grave) até ao estadio V (o mais grave e que em que a função renal já necessita de ser substituída). A actuação da nefrologia é diferente em cada caso. Com medidas adequadas, a evolução da doença desde o estadio inicial até à insuficiência renal crónica grave pode ser prevenida ou retardada.

Além da prevenção do agravamento da insuficiência renal é necessário ter em atenção o rim exerce diversas funções extremamente importantes para o conjunto do organismo. Mesmo nas fases em que a gravidade da insuficiência renal ainda não parece ser muito grande, já existem alterações que devem começar a ser corrigidas para evitar que se agravem com o tempo. Entre essas funções, está o tratamento da hipertensão arterial, o controlo dos factores de risco cardiovascular, a correcção do metabolismo do cálcio e do fósforo, a correcção da anemia, e a instituição de medidas destinadas a melhorar a nutrição, para prevenir a desnutrição e retardar a perda da função renal. Se estas alterações não forem corrigidas precocemente, quando os doentes chegam à fase mais avançada da insuficiência renal apresentam um estado geral muito pior e mais complicações, e esse facto pode agravar o prognóstico a curto prazo.