Fui enviado a uma consulta de nefrologia. Será que vou precisar de fazer hemodiálise?
Esta é uma pergunta muito frequente e um dos grandes medos dos doentes que vêm a uma consulta de nefrologia.
Este receio é causado pelo facto de a especialidade de nefrologia estar muito associada à hemodiálise.
Este conceito é muito frequente (mesmo entre os médicos de outras especialidades!) mas está muito longe da verdade. A grande maioria dos doentes que frequentam as consultas de nefrologia, quer nos hospitais quer em consultórios privados, não faz hemodiálise nem nunca irá necessitar de fazer. Esses doentes são seguidos em consultas próprias nos centros de hemodiálise ou nos hospitais.
O facto de muitos médicos nefrologistas estarem ligados à hemodiálise está relacionado com motivos históricos, relacionados com a necessidade de continuar a tratar os doentes insuficientes renais e com a evolução desta técnica de tratamento, e, também, com motivos económicos.
Mas é importante que não se confunda a nefrologia com a hemodiálise: a hemodiálise é apenas uma pequena parte de um todo muito mais vasto e mais importante que é a especialidade de nefrologia.
É preciso sublinhar que o erro de alguns médicos que consideram os médicos nefrologistas como sendo os médicos da hemodiálise pode contribuir para que os doentes só sejam enviados para a especialidade de nefrologia muito tardiamente, ou seja, quando já têm insuficiência renal grave.
Na realidade, uma parte dos doentes que podem vir a necessitar de fazer tratamento de substituição da função renal só chegaram a esse ponto por não terem sido tratados em tempo útil.